quarta-feira, 4 de março de 2009

Dicas de livros

JORNALISMO

MORAES NETO, Geneton (Org.). O livro das grandes reportagens. São Paulo: O Globo, v.1, 2006.
Desafiar repórteres experientes a escrever suas memórias sobre personagens inesquecíveis, que encontraram ao longo da carreira jornalística, a partir de reportagens levadas ao ar no Fantástico, programa exibido pela Rede Globo. Essa é a concepção do primeiro volume de O Livro das Grandes Reportagens, lançamento da Editora Globo, que traz textos inéditos, escritos em primeira pessoa, sobre bastidores de encontros de jornalistas com tipos memoráveis, em cenas que não caberiam na TV.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CONTRERA, Malena Segura; HATTORI, Osvaldo Takaoki (Orgs.). Publicidade e Cia. São Paulo: Thomson, 2003.
Este livro, resultado do debate promovido por pesquisadores da área da Comunicação - dentre eles alguns publicitários -, apresenta uma diversidade de opiniões decorrente da história profissional de cada um dos participantes. Priorizando a publicidade como foco, os autores analisam a relação desta com o consumo e as expectativas do cliente, com a produção e recepção na comunicação publicitária, o corpo, a arte, a imagem e o mito. Essa diversidade enriquece a discussão, uma vez que os temas são desenvolvidos de forma a estabelecer um concerto de vozes que ora se complementam, ora realizam um debate indireto, respeitando a certeza, que partilhamos, de que é na diversidade de opiniões e na multiplicidade de olhares que se constrói qualquer pensamento significativo.


ADMINISTRAÇÃO

COLLINS, James C.; PORRAS, Jerry I. Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas visionárias. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.-Série Administração & Negócios.
Reunindo as conclusões de uma pesquisa realizada em 18 empresas 'excepcionais e duradouras' - algumas com quase cem anos de existência e desempenho superior ao da média do mercado acionário desde 1926 - os autores mostram os fatores que as levaram a se tornar líderes em seus setores. Traçando o perfil histórico, estrutural, filosófico e a performance dessas empresas, apresentam um comparativo entre as chamadas 'empresas visionárias' - instituições líderes - e aquelas consideradas bem-sucedidas.

Nenhum comentário: