quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Jornalista lança livro sobre trajetória de Victor Meyer

O escritor e jornalista Emiliano José lança na próxima sexta-feira (21), o terceiro volume do livro Lembranças do Mar Cinzento, com o título Victor Meyer, um Revolucionário. Editado pela Caros Amigos Editora, a obra apresenta o perfil do ex-professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), falecido em 16 de abril de 2001, aos 52 anos.
Emiliano destaca o papel exercido pelo militante da organização clandestina Política Operária (Polop), uma corrente de esquerda que denunciava o stalinismo hegemônico nas esquerdas brasileiras.
O livro, prefaciado pelo ex-secretário dos Direitos Humanos do Governo Federal, Nilmário Miranda, também revela as contribuições de Meyer à imprensa. Como no jornal Gazeta Mercantil, onde ele desenvolveu críticas à reforma da Previdência, teorizou sobre o domínio do capital fictício, revelou a subordinação do Estado à lógica rentista e a redução dos mecanismos de autodefesa dos estados capitalistas.
O lançamento será realizado no espaço do Memorial da Câmara Municipal de Salvador, localizado no subsolo da prefeitura municipal, às 18 horas.
Em seu livro Emiliano José afirma que ao ler alguns escritos de Victor Meyer “foi tomado pelo encanto, deslumbramento diante deles. Pela acuidade científica e pelo modo particular, sereno e terno de abordar alguns temas. Ele sabia tratar daqueles tempos de terror e de sombras com especial talento e sensibilidade”.




Nenhum comentário: